segunda-feira, 13 de maio de 2013

PULLOVER COM HALTER – O ”LOBO EM PELE DE OVELHA”



O Pullover com Halter, tanto deitado sobre o banco quanto atravessado (fig 1 e 2) parece ser um exercício “bobinho”, simples de fazer, tipo basta descer o peso para trás e puxar de volta, pronto! Não é? SIM, SÓ QUE NÃO! Este na verdade vem se mostrando um dos maiores causadores de lesões nos ombros. Dentro das lesões mais comuns encontramos as tendinites de Supra-espinhoso, Porção Longa do Bíceps, podendo chegar a luxações da articulação do ombro! Infeliz e ignorante-mente tais lesões são atribuídas APENAS quando um excesso de carga é aplicado. O que na grande maioria das vezes NÃO É ESSA A GRANDE VERDADE! O problema de fato se encontra na BIOMECÂNICA DA EXECUÇÃO do exercício. Se você ainda não leu a hora é agora ou a SUA compreensão daqui para frente ficará comprometida, pois não vou repetir conceitos biomecânicos que já expliquei nos artigos PUXADA POR TRÁS - EXERCÍCIO PROIBIDO??
e IMPORTÂNCIA DO MANGUITO ROTADOR

FALANDO DA CINESIOLOGIA DO EXERCÍCIO
Aqui, de cara encontro um erro grotesco em quem está fazendo o que e quando! Ao analisarmos cinesiologicamente um exercício, o fazemos a partir de sua AÇÃO CONCÊNTRICA (ou fase positiva, quando vencemos a resistência aplicada). Na OSTEO-CINEMÁTICA em si, portanto, teremos uma EXTENSÃO DO ÚMERO e uma ROTAÇÃO INFERIOR E ADUÇÃO DAS ESCÁPULAS. Vamos às ações musculares:

Na EXTENSÃO DO ÚMERO
- Peitoral Maior porção esternal e Grande Dorsal (motores principais)
- Infraespinhoso, Redondo Menor e Subescapular (parte do Manguito Rotador)
- Delóide Posterior, Redondo Maior e Porção Longa do Tríceps
Na ROTAÇÃO INFERIOR E ADUÇÃO DAS ESCÁPULAS
- Rombóides Maior e Menor

AGORA VEJO UM MONTE DE PROFESSORES GRITANDO... PERA AÍ PROF, E O SERRÁTIL ANTERIOR? Ah é? Explique-me VOCÊ como é possível um músculo que tem como AÇÕES a protração e a ROTAÇÃO SUPERIOR das Escápulas participar DESSA ação concêntrica! IMPOSSÍVEL, MEUS CAROS! SÃO AÇÕES ANTAGÔNICAS. Não disse que havia um erro grotesco acontecendo por aí? Bom, mas a única explicação que encontro para tal é que um dia, alguém tenha feito a análise cinesiológica do PULLOVER QUEBRADO COM BARRA (figura 6) e a transferiu SEM PENSAR para todos os demais tipos de PULLOVER! No Pullover Quebrado com Barra, onde na posição incial a barra ao ser arrancada do peito numa ação concêntrica de flexão do Úmero, o Serrátil Anterior participaria sim como rotador superior das Escápulas, mas somente até o úmero atingir os 90° de flexão, pois daí em diante teremos uma ação excêntrica ou negativa da extensão do úmero! E NADA MAIS!

A RAIZ DO PROBLEMA
Observem as ilustrações 3 e 4! ENTENDERAM O PROBLEMA POR QUE O PULLOVER GERA TANTA LESÃO? NÃO?!?!?! Pois é, como diz a Dra. Sahrmann... “Os olhos só enxergam o que o cérebro treinado conhece”. Vamos à figura 5 que nos mostra algumas estruturas que precisamos ter em mente. Nela podemos ver o trajeto dos tendões do Supra-espinhoso e da porção longa do Bíceps, que passam por cima da cabeça do Úmero logo abaixo do Acrômio (essa ponta óssea que você consegue apalpar na extremidade de seus ombros). Esse espaço é muito pequeno protegido pela BURSA SUBACROMIAL (esta é uma pequena bolsa cheia de líquido sinovial e tem como função reduzir o atrito entre os tendões que por ali passam e o acrômio). Neste exercício, especialmente os músculos Subescapular, Infraespinhoso e Redondo Menor (que fazem parte do MANGUITO ROTADOR) DEVERIAM desempenhar um importante papel na manutenção da cabeça do Úmero afastada do Acrômio, caso estivessem numa POSIÇÃO MECÂNICA IDEAL PARA TAL.
O problema está NA ROTAÇÃO INTERNA DO ÚMERO com que muita gente, senão a maioria executa o Pullover! Voltem e olhem de novo as figuras 3 e 4 e verão que os cotovelos estão voltados para fora ou seja, o Úmero está em rotação interna! Quando permitimos a rotação interna do Úmero, o TUBÉRCULO MAIOR (fig. 5) se VOLTA PARA FRENTE, o que até aí tudo bem, né? NÃO DE NOVO! Para que essa rotação interna do úmero aconteça, as escápulas também terão que rodar mais superiormente e isso acaba por aproximar a origem da inserção dos músculos Subescapular (que deveria tracionar a cabeça do Úmero para trás), do Infraespinhal e do Redondo Menor (que deveriam puxar a cabeça do Úmero para baixo), mas que por essa situação mecânica ficam com suas ações reduzidas. ATENÇÃO QUE NÃO FALEI DO MOVIMENTO DE “TILT” (inclinação) ANTERIOR DA ESCÁPULA, PORQUE ESSE NÃO PODE ACONTECER DE FORMA ALGUMA!
RESULTADO DISSO TUDO? Temos como movimento ARTROCINEMÁTICO FINAL a cabeça do Úmero sendo projetada para frente na direção da cápsula articular e para cima na direção do acrômio e os tendões do Supraespinhoso e Porção Longa do Bíceps são ATRITADOS contra essas estruturas e pelo movimento repetitivo acabam sendo irritados e inflamados formando uma bela TENDINITE!
Mas não acabou não! Tem gente que consegue fazer ainda pior! É muito comum observarmos o excesso de amplitude do movimento, onde chegam ao ponto onde não há mais ação muscular sustentando o movimento por tanto alongamento dinâmico dos músculos envolvidos e a estabilização fica apenas por conta da cápsula articular e ligamentos dos ombros tornando a articulação mais instável ainda, chegando a luxar a cabeça do Úmero!

SOLUÇÃO DO PROBLEMA
SIMPLES! Mantenha os cotovelos apontados para frente (rotação externa) como na figura 7, durante a fase negativa e positiva. Isso além de permitir uma maior ação dos músculos estabilizadores do Manguito Rotador. Essa rotação externa ainda trará um benefício extra; aumentando a capacidade de torque tanto do Peitoral Maior quanto do Grande Dorsal que são rotadores internos e dessa forma tornando o exercício muito mais eficiente na estimulação desses músculos motores principais!

CLICK NESTE LINK PROMOÇÃO E CURTA NOSSA FAN PAGE E CONCORRA A PRÊMIOS E  BONS TREINOS E ÓTIMOS RESULTADOS. 


GRANDE OPORTUNIDADE! COMPRE SEUS SUPLEMENTO COM ÓTIMOS PREÇOS CLICK NO LINK E CONHEÇA NOSSA LOJA http://www.bodynet.com.br/parceirossuplev

2 comentários :

  1. Luxei o ombro faz 2 meses fazendo pull over com barra. Fiz o movimento indo muito pra baixo e de repente deslocou o ombro e eu perdi a força soltando a barra.

    ResponderExcluir