sexta-feira, 15 de agosto de 2014

MUSCULAÇÃO É MUITO MAIS QUE UM SIMPLES “PUXAR FERRO”


PARCEIROS, quantas e quantas vezes já bati na mesma tecla alertando dos perigos de não se ter um treinamento total e completamente ajustado às suas necessidades imediatas? Quando me refiro a estas, estou querendo dizer que TODOS...ABSOLUTAMENTE TODOS NÓS (seja atleta ou não-atleta) apresentamos alterações e desvios musculoesqueléticos que com o passar do tempo certamente induzirão à uma lesão (podendo ser de maior ou menor grau).

O problema reside em algo básico; em COMO EXECUTAMOS determinados exercícios especialmente se foram selecionados de maneira aleatória. Cada um de nós pode apresentar INCOORDENAÇÕES naquilo que chamados de SEQUÊNCIA IDEAL DE ATIVAÇÕES MUSCULARES. Toda vez que ao executarmos certo exercício, caso eu não consiga mantê-lo dentro de uma perfeita sincronia e coordenação entre os diversos músculos e/ou grupos musculares envolvidos, isso inevitavelmente nos leva a desenvolver MOVIMENTOS COMPENSATÓRIOS. Tais movimentos compensatórios são os principais agentes no desenvolvimento de inúmeras alterações em nossa biomecânica afetando NEGATIVAMENTE todas as estruturas envolvidas. Isto indubitavelmente mais cedo ou mais tarde dará “sinal de vida”, seja através de uma “simples tendinite” ou avançando na direção de desgastes articulares (que levarão anos para dar o “ar da graça” e quando derem pode ser tarde demais) e acredito que o pior de todos que seja arruinar a sua busca por um corpo ESTETICAMENTE HARMÔNICO. Ora, mas a musculação DEVERIA SER o seu principal aliado na aquisição/recuperação de seu corpo o mais esteticamente harmônico possível!! E agora? O que fazer?

Uma dica, para cada exercício existe APENAS 1 POSTURA BÁSICA INICIAL sendo esta que garantirá a MÁXIMA ESTABILIDADE necessária para que consigamos tirar o máximo estímulo que o exercício possa nos proporcionar. Entretanto, quando observamos as alterações/incoordenações individuais esse mesmo exercício QUE TEM QUE SER FEITO DENTRO DA SEQUÊNCIA IDEAL DE ATIVAÇÕES MUSCULARES pode ser executado dentro de pelo menos 5 padrões em relação à amplitude de movimento para que consigamos recuperar/prevenir os já existentes e/ou que novos “movimentos compensatórios” surjam.

O TREINAMENTO IDEAL é aquele em que se está constantemente voltado na recuperação/prevenção de todo e qualquer padrão de movimento alterado construindo assim uma base cada vez mais sólida tanto orgânica quanto musculoesquelética garantindo assim uma evolução mais segura e com o menor risco possível de se desenvolver alguma patologia induzida pelo movimento. O MESMO EXERCÍCIO QUE CONSERTA É TAMBÉM O MESMO QUE ESTRAGA SE NÃO APLICADO DE MANEIRA CORRETA!

Embora mais uma vez tenha que repetir que MUSCULAÇÃO NÃO É FISIOTERAPIA! Os que realmente sabem COMO FAZER conseguem fazer uma seleção e combinação correta entre os exercícios que comporão o programa de treinamento, dentro do volume e intensidade mais adequando PARA AQUELE MOMENTO PARTICULAR. Infelizmente, algumas pessoas “se acham avançados” e acabam atropelando o processo por conta própria adicionando exercícios arruinando todo um planejamento evolutivo correto! Pior ainda são “professores” que seja por desconhecer o COMO FAZER ou ainda por se deixarem levar pelo imediatismo dos clientes e na tentativa de os “agradar” não tomam os devidos cuidados. RESULTADO? Mais cedo ou mais tarde perdem o cliente!

ATENÇÃO: SE TIVER QUE PECAR, PEQUE POR EXCESSO DE ZELO. JAMAIS PELA FALTA DESTE! Afinal, é a INTEGRIDADE FÍSICA de alguém que está em SUAS MÃOS!

QUER CONSTRUIR SEU CORPO? CONFIRA SE VOCÊ ESTÁ “FAZENDO CERTO”!

PARCEIROS; não importa se você é menino ou menina, mas se estás entrando agora para a musculação alguns passos deverão ser OBRIGATORIAMENTE seguidos. NÃO ADIANTA TENTAR ATROPELAR OU QUEIMAR ETAPAS. TUDO TEM SEU MOMENTO PARA ACONTECER!

Em treinamento existe um período de preparação de base e quanto mais sólida essa base de treinamento, melhor e mais rápida será sua evolução.

PERÍODO DE PREPARAÇÃO DE BASE
Esse é momento para que sejam corrigidas TODAS as alterações posturais e dismorfias musculares que podem estragar a evolução de um corpo ESTETICAMENTE HARMÔNICO, adquirir HÁBITOS dietéticos e estilo de vida condizentes AO SEU OBJETIVO. 

Neste período buscamos otimizar o que chamamos de qualidades físicas fundamentais:
- Resistência Muscular
- Resistência Aeróbia;
- Flexibilidade;

A duração total desse período obviamente dependerá do nível de condicionamento inicial e dos “probleminhas” a serem corrigidos. Uma base bem feita garantirá sua evolução com um menor risco de lesões!

Aproveitamos também essa fase para derrubar o excesso de gordura corporal através de uma dieta hipocalórica, mas apenas o suficiente para que se consiga reduzir gradativamente a gordura corporal ao passo que conseguimos agregar ainda alguma massa magra. Caso observe redução de massa magra a dieta está “apertada” demais e deve ser revista. Por esta e outras razões o ideal é que cada programa de treinamento tenha uma duração entre 6 a 8 semanas e ao final de cada um REAVALIAR conferindo o processo evolutivo e assim determinar como será o próximo programa. NÃO DÁ PARA TREINAR DE MANEIRA EFICIENTE SEM UM BOM NUTRICIONISTA ESPORTIVO ACOMPANHANDO!

PERÍODO ESPECÍFICO DE TREINAMENTO
Um fator primordial muitas vezes menosprezado durante este período é o treinamento da força muscular; esta é a base fundamental para o treinamento de hipertrofia.
Durante este período alternaremos entre ciclos de treinamento de FORÇA/HIPERTROFIA e ciclos de QUALIDADE MUSCULAR. 

Entretanto, não devemos esquecer que agora o fator primordial durante o ciclo de força/hipertrofia será a DIETA HIPERCALÓRICA e hiperproteica que fornecerá todos os nutrientes e energia necessária para que a reparação/crescimento muscular aconteça. Obviamente que durante esse ciclo é normal algum acúmulo de gordura corporal, por isso devemos durante o período básico reduzir o que for possível ou você parecerá estar gordo(a). Assim sendo, para que não se perca de vista o desenvolvimento harmônico do físico devemos intercalar com ciclos de QUALIDADE MUSCULAR onde voltamos para uma dieta levemente hipocalórica o suficiente para reduzir a gordura acumulada no ciclo anterior, mas ainda permitindo preservar/agregar alguma massa magra.

RESUMO DA ÓPERA:
O PROCESSO PARECE SIMPLES... E É! O PROBLEMA ESTÁ NA DISCIPLINA E PACIÊNCIA INDIVIDUAL PARA QUE OS EFEITOS DE TREINAMENTO ACONTEÇAM E AS DROGAS JAMAIS IRÃO CORRIGIR SEUS PRÓPRIOS ERROS!
Click na imagem e conheça um pouco mais sobre o BCAA dos mutantes! #GOPOWER
FONTE: Eder Lima   CONTATO: Francinaldo Ferreira 

domingo, 3 de agosto de 2014

45° CAMPEONATO BRASILEIRO IFBB 2014


ALEX DOS ANJOS - CAMPEÃO


FISICULTURISTA CLÁSSICO OVERALL


OVERALL WELLNESS


SÊNIOR + DE 100KG


SÊNIOR 100KG


90KG


85KG


80KG


75KG


70KG


65KG


FISICULTURISTA CLÁSSICO ACIMA DE 1,80CM


FISICULTURISTA CLÁSSICO 1,80CM


FISICULTURISTA CLÁSSICO 1,75CM


FISICULTURISTA CLÁSSICO 1,71CM


FISICULTURISTA CLÁSSICO 1,68CM


BODYBUILDING FEMININO


WELLNESS MASTER


WELLNESS ACIMA DE 1,67CM


WELLNESS ACIMA DE 1,63CM


WELLNESS ACIMA DE 1,58CM


CATEGORIA ESPECIAL

LINKS COM  TODAS AS FOTOS DA FASE 2: Bodybuilding Do Brasil, Ifbb Rio e Muscle in Form Magazine.
BASTIDORES DA FASE 2: Álbum2  Kleber Caramello Álbum1 Kleber Caramello

FOTOS DA FASE 1: Muscle in Form Magazine 
BASTIDORES DA FASE 1: Álbum2  Kleber Caramello Álbum1 Kleber Caramello